Prefeitura de Presidente Epitácio - Turismo e Cultura
Você está em: Turismo e Cultura | Agenda Cultural


AGENDA DE EVENTOS


01Nov

Data: 01 a 20 de Novembro






23Nov
25Nov
07Dez

Data: 07, 08 e 09 de Dezembro














20Out

Data: 20 de outubro
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante"
Classificação: LIVRE
ENTRADA E PIPOCA GRÁTIS


Sinopse:


Pepe é uma criança de 12 anos que vive com a avó, uma bruxa-empresária. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, que rapta a avó de Pepe. Desta forma, o garoto e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes, ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais.






06Out

Data: 06 de outubro
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante"
Classificação: LIVRE
ENTRADA E PIPOCA GRÁTIS


Sinopse:


Júnior (Cadu Paschoal) é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico (Yago Machado) são levados para a superfície por uma escavadeira. Longe de casa e em um ambiente hostil, eles acabam encontrando o vilão Big Wig (Daniel Boaventura), um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.






28Set

Data: 28 de setembro
Horário: 19:00 / 22:00h
Local: ACIPE
Classificação: 16 anos










15Set

Data: 15 de setembro
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante"
Classificação: 12 anos
Entrada Franca


É um filme brasileiro dirigido, produzido e roteirizado por Daniel Ribeiro. Conta com a produção de Lacuna Filmes e com a distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes e distribuição internacional pela Films Boutique. O longa-metragem estrelado por Ghilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amorim, estreou no dia 10 de abril de 2014. O filme é baseado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, estrelado pelos mesmos atores. O filme não se trata de uma continuidade do curta, mas uma narrativa diferente para a mesma história.


Sinopse:


A história gira em torno de Leonardo (Ghilherme Lobo), um estudante cego do ensino médio lutando pela sua independência. Ele e sua melhor amiga Giovanna (Tess Amorim) estão discutindo à beira da piscina o fato de ambos nunca terem beijado alguém. Léo está especialmente angustiado por querer que seu primeiro beijo seja especial, mas não acredita que alguém queira beijá-lo. No fim da tarde, Giovanna guia Léo até sua casa, algo que ela faz regularmente, apesar de sua casa ficar duas quadras na direção oposta. Léo entra em casa e sua mãe expressa preocupação com sua pele queimada pelo sol, questionando também a ideia de deixar o garoto sozinho em casa enquanto os pais estão fora. Léo insiste que ficará bem, e sua mãe concorda, sob certas condições. Após as férias de verão, Léo e Giovanna voltam à escola e seu colega de classe Fábio (Pedro Carvalho) faz piada com o barulho que a máquina de escrever de Léo faz. Quando a professora pede a Fábio para sentar-se na cardeira vazia atrás de Léo, Fábio se recusa, argumentando que ele terá que ajudar Léo constantemente enquanto ficar lá, além de não poder se concentrar na aula graças ao "tec-tec" da máquina. Fábio é mandado para a diretoria e um novo aluno chamado Gabriel (Fábio Audi) entra na sala e toma o lugar vazio atrás de Léo.






11Ago

Data: 11 de agosto
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante"
Classificação: Livre


No fundo do seu quintal, numa casa na periferia de Salvador, Jona, de 13 anos, mantém um pequeno circo. Ele, que vem de uma família circense, é quem treina seus amigos para apresentar-se num espetáculo, cobrando ingressos baratos das crianças que moram ali por perto. Quando as aulas começam, no entanto, os colegas o abandonam. É cada vez mais difícil para Jonas sustentar seu sonho de pé, especialmente porque sua mãe e sua avó insistem que agora elel também tem que estudar. Ao mesmo tempo, a própria explosão de sua adolescência lhe coloca outros desafios e escolhas.






18Ago

Data: 18 de agosto
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante"
Classificação: 14 anos


Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley, que trabalha em uma fazenda, e Jeison, praticante da pesca submarina.






28Jul

Data: 28 de Julho
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante"
Classificação: Livre


O valor da educação como direito fundamental.

Nunca Me Sonharam nos convida ao diálogo sobre a realidade do ensino médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, o filme questiona: como nós, enquanto sociedade, estamos cuidando e valorizando a qualidade da educação oferecida aos jovens na fase mais sensível e transformadora de suas vidas?


SINOPSE

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, 'Nunca me sonharam' reflete sobre o valor da educação.


PRODUÇÃO: MARIA FARINHA FILMES

DIRIGIDO POR: CACAU RHODEN

ELENCO: ALEMBERG QUINDINS, CHRISTIAN DUNKER, GERSEM BANIWA, MEL DUARTE, MACAÉ EVARISTO, REGINA NOVAES, BERNARDETE GATTI, MARCUS FAUSTINI, RICARDO PAES DE BARROS, RENATO JANINE RIBEIRO

APRESENTADO POR: INSTITUTO UNIBANCO






14Jul

Data: 14 de Julho
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante"
Entrada e pipoca grátis

Classificação: Livre


Em uma vila rural no coração da África, um adolescente tem um sonho: tirar ele e sua irmã mais nova da pobreza. Mas quando uma mudança do destino quebra suas esperanças e tudo parece perdido, ele é confrontado com a escolha final.


Existe sempre uma escolha?

Dois irmãos. Uma realidade. Poucas opções... Mesmo assim, o amor fraterno em uma comunidade africana ainda motivou novos olhares sobre os ciclos e paradigmas culturais.

Conheça o premiado curta-metragem que vem conquistando o mundo! Essa pode ser a oportunidade para colocar em discussão, nas escolas e grupos de jovens, as realidades comuns a diversas nações.

“Ninguém está onde está somente por causa de si mesmo. Nós estamos todos aqui por causa dos sacrifícios das outras pessoas”, May Taherzadeh.


Contamos com sua preciosa presença, de sua família e amigos.






15Jul

Data: 15 de Julho
Horário: 20 horas
Local: Anfiteatro Municipal " João Brilhante" (Orla Fluvial - Pres. Epitácio)
ENTRADA FRANCA



28Jun

Data: 28 de Junho
Horário: 20 horas
Local: Pavilhão de Eventos











23Jun

Data: 23 de Junho
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante

Classificação: 10 anos


Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida é um filme de drama e comédia de 2013 do diretor Matheus Souza e é estrelado por Clarice Falcão e Rodrigo Pandolfo. O filme conta a história de Clara (Clarice Falcão), que está indecisa em relação às suas escolhas. A jovem está cursando a faculdade de Medicina por pressão familiar e não por vocação. Sem contar para ninguém o que está sentindo, ela passa a matar aulas no período da manhã. Durante essas aventuras matutinas, Clara conhece um rapaz que a ajuda a encontrar um norte para sua vida. Matheus Souza, diretor e roteirista do filme, custeou a produção com dinheiro de seu próprio bolso[1] O filme foi muito bem recebido pela crítica brasileira.

Sinopse :Clara (Clarice Falcão) está indecisa em relação às suas escolhas. A jovem está cursando a faculdade de Medicina por pressão familiar e não por vocação. Sem contar para ninguém o que está sentindo, ela passa a matar aulas no período da manhã. Durante essas aventuras matutinas, Clara conhece um rapaz que a ajuda a encontrar um norte para sua vida.






08Jun

Data: 08 a 24 de Junho
Horário: das 19 às 23 horas
Local: Quadra 2 da rua Porto Alegre, em frente à Igreja Matriz







09Jun

Data: 09 de Junho
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante

Classificação: 12 anos

ENTRADA E PIPOCA GRÁTIS!




08Jun

Data: 08 a 10 de Junho














26Mai

Data: 26 de Mai
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante

Classificação: 14 anos


Atriz, comediante, estrela de novelas e de campanhas publicitárias, Kika K. (Tatá Werneck) é uma celebridade idolatrada por milhões de fãs. Por trás das aparências, no entanto, as coisas não andam nada fáceis. Em crise com sua vida pessoal e profissional, Kika precisa lidar com um fã obsessivo (Luis Lobianco), o namorado galã sem noção (Bruno Gagliasso), e os compromissos profissionais marcados pela exigente empresária (Vera Holtz). Tudo isso enquanto tenta controlar seu mais íntimo segredo: ela sofre de Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Durante a turnê de lançamento de um livro de autoajuda que ela nem mesmo escreveu, Kika recebe a misteriosa visita do verdadeiro autor da obra, que lhe entrega uma mensagem cifrada antes de sumir sem deixar vestígios. Com a ajuda de Vladimir (Daniel Furlan), Kika tentará resolver o enigma que pode colocar um fim à sua crise.






19Mai

Data: 19 de Maio de 2018
Horário: as 16:00 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante
Classificação: Livre


"Trago Comigo", dirigido por Tata Amaral (mesma diretora de "Um Céu de Estrelas", 1996) seu mais novo longa em 30 anos de carreira. Tata é conhecida pelo seu engajamento na luta pelos direitos humanos, considerada uma das maiores diretoras do cinema nacional, desde sua estréia na década de 1990. Em seu mais novo trabalho narra a trajetória de Telmo (vivido por Carlos Alberto Riccelli), um diretor de teatro, ex-preso e ex-exilado político durante a ditadura militar. Ele busca reconstruir seu passado através de uma peça de teatro. Contando apenas com memórias muito remotas daquele período de perseguição, busca lembrar exatamente tudo o que aconteceu com sua companheira Lia, morta pelos militares.

Destaque para a elogiada atuação do ator Carlos Alberto Riccelli. Telmo ao adaptar a própria história, lida com lembranças reprimidas. Travando, simultaneamente, diálogos com jovens atores que expõem suas contradições sobre aqueles fatos.

Esta é a segunda produção da diretora tratando do tema. Em 2011, no seu filme "Hoje", contou a história de Vera (Denise Fraga), esposa de um desaparecido político pelo regime militar. "Trago Comigo" ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e Melhor Filme no Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos de Sucre, na Bolívia. "Estou muito feliz com esse momento", conclui a diretora Tata Amaral. Em uma época, como a de agora, a diretora busca uma forma eficaz de se refletir o Brasil.






19Mai

Data: 19 de Maio de 2018
Horário: das 13:00 as 16:00 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante
Vagas Limitadas
À partir de 16 anos

A palestra apresenta um panorama da história do ator no cinema. Por meio da análise de trechos de filmes, são apresentados diversos modos de aparecimento dos atores em distintas escolhas estéticas, suas técnicas, sua relação na criação do filme e com a direção. A palestra é voltada para aqueles querem saber mais sobre atuação e direção de atores no cinema e interessados na arte do ator em geral.


OFICINEIRO

Eduardo Bordinhon é ator e professor. Mestre em Artes da Cena pela Unicamp (2015), estudou a interpretação no cinema clássico americano entre os anos 50 e 70. Em sua trajetória, teve aulas com artistas e pesquisadores como Fernando Leal, Beto Brant, Pedro Maciel Guimarães , Luiz Mário Vicente e Tais Nardi. Seus trabalhos mais recentes são os longas “Amador” (Cristiano Burlan -2014), “Corte Seco” (Renato Tapajós – 2014), “Hamlet” (Cristiano Burlan – 2015) e "Na Selva das Cidades" (André Sousa e João Sousa Cardoso - 2017), além de diversos curtas, onde trabalhou como ator ou assistente na direção dos atores. É professor do curso de Direção de Atores Para Cinema da Bucareste Ateliê de Cinema. Na Academia Internacional de Cinema (AIC), é curso de Midialogia. Desde 2015, realiza oficinas e palestras na área com destaque para UNICAMP (2015/2018), SENAC (2015), Segunda Segunda (2017), CINESESC professor no curso de Interpretação para Cinema. É professor convidado do módulo de cinema do curso técnico em teatro do Senac Franca. Na Unicamp, em 2016, atuou como assistente no curso de Direção de Atores do (2017), 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2018), LAB Audovisual Fuligem (2018) e Casa Guilherme de Almeida (2018).


Inscrições: Secretaria de Turismo e Cultura até o dia 17/05/2018 ou pelo WhatsApp:(18)99810-7575

Horário: das 07:30 às 17:00 horas






28Abr

Data: 28 de Abril
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante

Classificação: 12 anos











01Mai

Data: 01 de Maio
Horário: Início às 09 horas
Local: Parque Figueiral

Inscrições para Passeio e Torneio na Secretaria de Turismo
Telefone: (18) 3251-8000 Ramal: 8056
Celular: (18) 9 9652-9772










22Abr
21Abr

Data: 21 de Abril
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante

Classificação: 12 anos











04Mar

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PRESIDENTE EPITÁCIO - MARÇO 2018

Data: 04 a 27 de Março






05Mar

Festival de Documentário Epitácio Memória

Data: 05 a 16 de Março
Local: Anfiteatro João Brilhante













23Jan
15Dez

Data: 15 a 17 de Dezembro













10Nov

Data: 10 a 12 de Novembro













07Out

Data: 07 e 08 de Outubro
Local: Centro de Exposições da Orla










02Set

Data: 02 de Setembro
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante










15Set

Data: 15 de Setembro
Horário: 19 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante










26Ago

Data: 26 de Agosto
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante










26Ago

Data: 19 e 26 de Agosto
Horário: 16 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante
Classificação: 12 anos









19Ago

Data: 19 de Agosto (distrito de Campinal)
Horário: 20 horas
Local: Praça do CDHU


Por meio do projeto “Circulação Caipira”, o distrito do Campinal recebe neste sábado a apresentação circense “Hoje tem espetáculo!”. A apresentação é gratuita aberta ao público e será realizada às 20 horas, na Praça da CDHU no Distrito do Campinal.








29Jul

Data: 25 de Agosto de 2017
Horário: da 08:00 as 12:00 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante
50 vagas - A partir de 15 anos

Inscrição: (18) 3251-8000 Ramal: 8056


Ao abordar a música e os efeitos sonoros como itens fundamentais na construção do som da indústria cinematográfica, a palestra busca ampliar a percepção auditiva dos alunos e mostrar a magia dos sons que ouvimos quando vamos ao cinema. As trilhas de John Williams, de "Tubarão", Henry Mancini, de "A Pantera Cor-de-Rosa, Ennio Morricone de "Cinema Paradiso", entre outras, serão analisadas de forma simples, chamando a atenção para as orquestrações escritas por esses incríveis maestros compositores.


Beto Strada


Beto Strada é compositor, maestro e arranjador com experiência vasta e diversificada. Já compôs mais de 40 trilhas sonoras para longas-metragens, já trabalhou com diretores de cinema como: Anselmo Duarte, Nelson Pereira dos Santos, Jesse Valadão, José Mojica Marins, Adriano Stuart, Adnor Pitanga, entre outros. Ele foi também compositor das trilhas sonoras dos filmes: O Cinderelo Trapalhão, Os Trapalhões na Guerra dos Planetas.




15Ago

Data: 15 de Agosto de 2017













29Jul

Data: 29 de Julho de 2017
Horário: 20 horas
Local: Centro Comunitário
ENTRADA GRATUITA












15Jul

Data: 15 de Julho de 2017







16Jul

Data: 16 de Julho de 2017














24Mai

Data: 24 de Maio de 2017
Horário: 20 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante

Prefeitura em parceria com ponto MIS promove oficina cinematográfica.



Na próxima quarta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio em parceria com o Museu da Imagem e do Som – MIS realizará a oficina “O Cinema dos Meus Sonhos” com o cineasta, fotógrafo, produtor de oficinas e mostras audiovisuais Christian Saghaard.

A proposta do curso prático é levar os participantes a produzirem vídeos baseados nos seus próprios sonhos. Os vídeos seguem um roteiro, são gravados, editados, finalizados e exibidos durante a oficina, que visa despertar a sensibilidade para o reconhecimento da linguagem audiovisual, utilizando celulares e câmeras como ferramentas de expressão.


Para participar é necessário fazer a inscrição na secretaria de Turismo e Cultura localizada na Rua São Paulo, 5-45, ou pelo telefone 3251-8000, ramal 8029. Crianças a partir dos sete anos podem participar. As atividades serão realizadas no Anfiteatro João Brilhante, com início às 8 horas.






10Jun

Data: 10 de Junho de 2017
Horário: 15 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante
Classificação: Livre

Ingressos na Diretoria de Cultura
Telefone: (18) 3251-8000 Ramal: 8029
Endereço: Rua São Paulo, 5-45 – Complexo Administrativo.
GRATUITO!









04Mai

Data: 04 de Maio de 2017
Horário: 20 horas
Local: Praça da Bíblia
Classificação: Livre









13Abr

Data: 13 a 16 de Abril de 2017







23Abr

Data: 23 de Abril de 2017
Horário: 15 horas
Local: Anfiteatro João Brilhante
Classificação: Livre

Ingressos na Diretoria de Cultura
Telefone: (18) 3251-8000 Ramal: 8029
Endereço: Rua São Paulo, 5-45 – Complexo Administrativo.
GRATUITO!

O espetáculo conta a história da uma princesa apaixonada por peixes, que mergulha em seu próprio aquário para descobrir os mistérios guardados ali. No palco, as atrizes Andi Rubinstein e Urga Maira Cardoso utilizam um pedaço grande de tecido e efeitos de luz e sombra para criar as silhuetas coloridas dos personagens. A montagem tem ainda projeções de vídeos e trilha sonora executada ao vivo pelos músicos Deni Domênico e Rafael Mota Rodrigo.




08Fev

Data: 08 a 12 de Fevereiro de 2017














05Fev

Data: 05 de Fevereiro de 2017
Horário: 08 horas
Local: Figueiral