Prefeitura de Presidente Epitácio - NOTÍCIAS
Você está em: Notícias


15
Jun
2018







---------------------------------------------------------------------------------------------------------

14
Jun
2018
Saúde


Saúde de Epitácio adere Campanha Nacional dos ‘Três Bichos’


A prefeitura de Presidente Epitácio através da Secretaria Municipal de Saúde realizou adesão a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose popularmente chamada de Campanha Nacional dos ‘Três Bichos’ que está sendo desenvolvida em escolas públicas com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para esses doenças. Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. No município as ações foram iniciadas pela escola Shiguetoshi Yoshihara no Distrito do Campinal e Escola Estadual Professor Joaquim Rodrigues Filho na Vila Esperança, e foram compostas de palestras, teatro explicativo e a distribuição da medicação contra essas verminoses, ofertada de forma gratuita com autorização prévia dos pais. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.


Conheça cada uma das três (doenças):

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.


Verminoses

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.


Tracoma

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.


De acordo com o secretário de Saúde, Migueias Alves de Oliveira, a intenção é aumentar gradativamente o número de escolas atendidas pelo programa.

                



------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Notícias Relacionadas



05
Nov
2018
Prevenção

A prefeitura de Presidente Epitácio, através da Secretaria Municipal da Saúde, promove a partir de hoje,(...)

16
Out
2018
Prevenção

Foram iniciadas no início do mês de outubro as programações preventivas ao câncer de mama e colo do ú(...)

14
Set
2018
Investimento

A prefeitura de Presidente Epitácio através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a aquisição de n(...)

Todas as Notícias









Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio - SP
Praça Almirante Tamandaré 16-19

CEP 19470-000 - Telefone: (18)3281-9777