Conquista

Prefeitura e Itesp entregam Títulos de Legitimação Fundiária

05/Jun/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) oficializou a entrega de 18 Títulos de Legitimação Fundiária, no âmbito do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural. A entrega foi na manhã da segunda-feira (3), no gabinete da prefeita Cássia Furlan.

As 18 famílias beneficiadas agora estão com seus imóveis legalizados. Dessa forma os moradores têm também os seus direitos assegurados pela Justiça e podem deixar a propriedade para seus herdeiros, por exemplo.

Foram entregues 10 títulos urbanos. Sendo 1 no jardim Campo Grande, 9 no Distrito Campinal, e mais 8 títulos rurais no projeto Lagoas São Paulo. Os lotes urbanos estão localizados em terras devolutas do município, e os urbanos em terras devolutas estaduais.

Na ocasião, também foi assinado o convênio para legitimação dos lotes urbanos na vila Martins e nas Agrovilas II e V, e na área rural denominada 'Palhada'.

De acordo com a prefeita os títulos garantem aos moradores o direito de propriedade, ou seja, segurança jurídica e valorização dos imóveis. O título vale como escritura e que não terá custo para as famílias. Outro benefício muito relevante da regularização, de acordo com ela, é que, com os imóveis registrados, os moradores poderão oferecê-los em garantia para obtenção de financiamentos ou empréstimos para construir ou ampliar a moradia ou adquirir bens de consumo. "Isso não era possível, agora serão proprietários de fato e de direito", explicou a prefeita.

Participaram da entrega dos Títulos o presidente da Câmara Municipal Moisés Sebastião da Silva, a vereadora Brasília Olegário Massoco, e o assessor do deputado estadual Mauro Bragato, Sergio Maroto. Representaram o Itesp o diretor do Fundiário Gabriel Veiga, o supervisor do GTC de Presidente Prudente Fernando Barbosa, o coordenador regional Tulio Vanalli e o diretor executivo da Fundação Claudemir Peres.


O programa

A Regularização Fundiária Urbana e Rural visa a identificar áreas passíveis de regularização fundiária e outorgar títulos de propriedade nesses locais conforme a legislação vigente. A regularização proporciona desenvolvimento, geração de renda, segurança jurídica para as famílias e arrecadação para os municípios.

FOTOS







:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: NOTÍCIAS RELACIONADAS ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

10-Out-2018

Visita Técnica

Executivo municipal visita projeto de tanque escavado

A prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Regina Zaffani Furlan acompanhada do vice-prefeito José Carlos Botelho Tedesco, esteve participando de(...)

LER NOTÍCIA