Prefeitura de Presidente Epitácio - NOTÍCIAS
Você está em: Notícias


05
Jun
2017







---------------------------------------------------------------------------------------------------------

01
Jun
2017


Saúde promove Semana de Combate ao Tabagismo


Iniciada na segunda-feira, dia 29, a Semana de Combate ao Tabagismo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Epitácio, através do Programa de Controle do Tabagismo do município, realizou na manhã de quarta-feira, dia 31, no Anfiteatro João Brilhante, a palestra “Tabagismo: uma pandemia a ser erradicada”.

A apresentação foi feita pelo médico especialista em dependência do tabaco, João Paulo Devito dos Santos, em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. Na ocasião, Santos explanou aos presentes sobre a importância das políticas públicas de prevenção que entre outras ações, visa erradicar a publicidade que apresenta o cigarro de forma benéfica ao usuário.

Ainda explicou que o tabagismo é o maior responsável pelas doenças circulares, respiratórias e oncológicas, sendo considerada a principal causa de morte evitável. Segundo o especialista, 1/3 da população mundial é fumante, sendo que por ano, morrem 6 milhões de pessoas em virtude do vício.

Entre as principais enfermidades causadas pelo uso do cigarro, estão as doenças coronarianas, as cerebrovasculares (principalmente o AVC), vasculares periféricas (agravadas em mulheres que utilizam anticoncepcional), doença de Burger (tromboangeíte obliterante), úlcera péptica, doenças periodontais, catarata, bronquite crônica, enfisema, má formação fetal provocada pelo uso durante a gravidez, câncer de boca, pulmão, faringe, entre outros.

O atendimento ao tabagista em Presidente Epitácio é realizado por uma equipe de multiprofissionais, especializada em dependência química, e certificada pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA. A equipe é formada pela coordenadora e psicóloga Marina Novazzi Sgorlon, pelo médico clínico João Paulo Devito dos Santos, pela farmacêutica Katherine Ricci e pela enfermeira Luciana Prestes, além de contar com a colaboração de outros profissionais da Secretaria de Saúde como dentista, nutricionista, auxiliares de enfermagem, educador físico, entre outros.

O tratamento tem abordagem terapêutica, podendo ser aplicado por meio de três métodos: medidas preventivas, medicamentosa ou não medicamentosa. O método é escolhido a partir da identificação, realizada individualmente, da dependência do tabagista. No município, desde a implantação do programa em 2012, já foram atendidos mais de 900 pacientes.

As próximas atividades da Semana de Combate ao Tabagismo, estão programadas para sábado, dia 3, quando será realizado o “Pedal pela Vida Sem Tabaco”, que consiste num passeio ciclístico com saída às 9 horas da praça do Cruzeiro e chegada ao Centro de Eventos da Orla. No local haverá música com a cantora Luciana Prestes e dança com o professor Natal, além do sorteio de brindes.

Durante toda semana está sendo promovidas palestras nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). A exposição a ser realizada na frente da Casa do Artesão remetendo a um túnel do caminho da fumaça no corpo humano, e programada também para o sábado, foi adiada.

  



------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Notícias Relacionadas



25
Set
2017
Qualidade de Vida

A prefeitura de Presidente Epitácio através da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Estratég(...)

12
Set
2017
Atualização

A prefeitura de Presidente Epitácio por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará até o dia 22 a (...)

29
Ago
2017
Funasa

A prefeita de Presidente Epitácio Cássia Regina Zaffani Furlan promoveu na sexta-feira, dia 25, em seu ga(...)

Todas as Notícias









Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio - SP
Praça Almirante Tamandaré 16-19

CEP 19470-000 - Telefone: (18)3281-9777