Prefeitura de Presidente Epitácio - História
Você está em: Turismo e Cultura | Presidente Epitácio | Atrativos Turísticos


Atrativos Turísticos

Balneário Municipal "O Figueiral".

Estrada Vicinal Elio Gomes Km 5.

Telefone: (18)3281-9233.



Localizado as margens do Rio Paraná a cerca de 5 Km do centro da cidade, o Parque Figueiral é a melhor opção de lazer aos finais de semana e feriados. Além da praia de água doce, a quadra poliesportiva, campo de areia, quatro lanchonetes, restaurante banheiros públicos, e área de recreação garantem ambiente para toda família. O parque tem área de estacionamento e pesqueiro, aberto das 7 às 19h, gratuitos (exceto alguns eventos).

Pier Turístico.

Av. Juliano Ferraz Lima Km 5.

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



Localizado as margens do Rio Paraná, o píer turístico é um grande encontro de ciclistas, corredores e pessoas que optam por uma bela caminhada, também é um grande ponto de encontro de casais, que tem no local uma maneira de selar o amor, colocando em um estrutura de ferro com corrente um cadeado, chamado de cadeado do amor, o local é apreciado também por amantes da fotografia, aonde se ve diariamente centenas de pessoas que passam pelo local para registrar uma foto, ainda no local encontra-se um ancoradouro de barco e que diariamente é muito usado para pesca diurna e noturna.

O Pier turístico ainda é palco de um grande evento religioso que acontece a 66 anos, O Nossa Senhora dos Navegantes que vem de uma tradição religiosa aonde os fieis vem de barco do Mato Grosso trazendo a imagem de Nossa Senhora até o Estado de São Paulo.

Praça da Matriz, Marco Zero, Fonte Luminosa.

Avenida Presidente Vargas quadra 3.

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



A praça da matriz é uma areia de grande ponto de encontro dos munícipes e turista, pois o local conta com uma fonte luminosa musical, o marco zero da cidade, a igreja católica da matriz, e um área de paisagismo e bancos muito apreciada para descanso e um gostoso bate papo entre os amigos e a família.

Casa do Artesão.

Avenida Presidente Vargas quadra 2.

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



A casa do artesão de Presidente Epitácio é composta per uma associação de artesões, por conta disso existe uma variedade muito grande de artesanato, e uma variedade de estilo, pois com vários artesões fabricando seus produtos de forma artesanal para exposição na casa e cada um com seu estilo o acervo fica bastante diversificado, tornando o local propicio para o turista adquirir uma lembrança da cidade.

Orla Fluvial.

Av: Juliano Ferraz Lima.

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



Com aproximadamente 7 quilômetros de extensão, a Orla conta com banheiros, bares, pista de skate, quadra de street Ball, academia ao ar livre, pista para caminhada, corrida, passeio de bicicleta e patins, conta também com um Anfiteatro com capacidade para 280 pessoas, Centro de Eventos. No local é montado todos os anos o sambódromo do carnaval que é considerado um dos 4 maiores do Estado de São Paulo, também é montado uma grande estrutura para o carnaval fora de época que se encerra na virada do ano, com uma grande queima de fogos de aproximadamente 30 minutos aonde tem um publico garantido de 50 mil pessoas.

Recentemente a cidade recebeu o titulo de O Por do Sol Mais Bonito do Brasil pelo programa Fantástico da TV Globo, com a vitória de uma foto do por do sol tirada na Orla Fluvial, para abrilhantar ainda mais o local, vale a pena lembrar que a Orla Fluvial tem em toda sua extensão, o Rio Paraná, margeando-a, e do local pode ser avistado a Ponte Héio Serejo quem tem cerca de 13 km de extensão e liga o Estado de São Paulo Com o Mato Grosso do Sul.

Reserva Florestal Córrego do Veado - APP.

Vicinal Elio Gomes Km 6.

Telefone: (18) 3281-2271 - APOENA.



Com dez milhões de metros quadrados, a reserva florestal do Córrego do Veado está localizada no município de Presidente Epitácio (Lat. 21°, 42’; Long. 52°,01’), na fóz do córrego de mesmo nome, foz do reservatório da usina hidrelétrica de Porto Primavera, pertencente a bacia hidrográfica do rio do Peixe. Além de Mata Atlântica, apresenta vegetação de várzeas e Cerrado, transição que evidencia espécies como jatobá, canelinha, quixabeira e mandacarú.

Entre as espécies implantadas pelos projetos de reflorestamento, destacam-se espécies nobres e em extinção plantadas como aroeira, peroba, guaritá, jequitibá, cedro, óleo-de-cobaíba e paineira. A reserva possui localização estratégica por estar situada em área contígua a reflorestamentos da Cesp e a um sítio arqueológico dos índios Caiuá, datado de mais de 2 mil anos, que serviu de inspiração para que a ambientalistas, pesquisadores e sociedade implantassem no município o Centro de Educação Ambiental e Memorial dos Índios Tupi-Guarani, nas margens do grande lago de Porto Primavera.

Epitácio tem Cemitério histórico de alemães simpatizantes do nazismo.

Av: Juliano Ferraz Lima KM 7.

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



Na cabeceira paulista da ponte “Hélio Serejo” em Presidente Epitácio, em terras do "DENIT", próximo a vila conhecida como “Porto Tibiriçá”, que deu início a cidade epitaciana, fica o cemitério considerado histórico, mas que poucas pessoas da cidade e região conhecem, ou mesmo sabem de sua existência. Chama a atenção, alguns detalhes como a cruz das sepulturas, com as pontas “quebradas” em alusão a suástica nazista, existem nesse cemitério sepulturas datadas de 1917, e que no local estejam restos mortais de famílias alemãs que eram adeptas ou simpatizantes do nazismo, provavelmente refugiadas na região. A Prefeitura Municipal Presidente Epitácio, estaa buscando parceiro para realizar um estudo detalhado do local e restaurar o cemitério para transformá-lo em mais um atrativo turístico na interface do chamado “Turismo de Conhecimento”.

Colônia Árpád Falva.

Vicinal Presidente Epitácio / Caiuá Km 10.

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



Por volta do ano de 1925 instalou-se no município um grupo de pessoas composta por 140 famílias provenientes da Hungria. Com seus usos e costumes, produziram um acervo próprio de sua cultura, com destaque para a edificação da Igreja de Santo Estevão, de 1934. É uma construção simples, com forte influência da arquitetura romana, que guarda bíblias, livros de atas e reuniões em escrita húngara, ela possui bancos de cedro, e altar em estilo colonial. Localizada a cerca de 10 km da cidade de Pres. Epitácio, na estrada vicinal que interliga o município à Caiuá. Representa um importante patrimônio cultural local.

A 15ª festa da Igreja de Santo Estevão da Hungria realizada ontem (18/08) na Côlonia Árpàd teve a participação de descendentes de húngaros do Mato Grosso do Sul e do Paraná, além dos amigos e parentes dos descendentes de côlonos de Presidente Epitácio.

Completamente animada por música ao vivo, alguns côlonos usavam roupas típcas dos antepassados húngaros, e as comidas servidas eram pratos tradicionais, além de espetinho, Kafta, pastel, doces, leilão e bingo de um Garrote.

Um dos principais momentos da da festa foi a missa solene para recepção da imagem de Santo Estevão rei da Hungria, padroeiro da Côlonia Àrpád. Ministrada pelo Pe. Jorge Alberto Apró, também de família hungara, que celebrou parte da missa em húngaro, acompanhado pelo coral de Cantores de Cristo de Ivinhema-MS.

A colônia Árpád fundada em 1920 por familias de húngaros, tchecos, e iuguslavos. Construida na estrada vicinal que liga Presiente Epitacio ao municipio de Caiua, possui uma capela (Igreja de São Estevão) em homenagem ao Rei Estevão I da hungira, um cemitério e a sede da associação.

Nos eventos realizados sempre há visita de hungaros de diversas regioes do pais, na comunidade é possivel encontrar descendentes como Paulo Furis e Maria Orros que falam hungaro e contam aos visitantes a historia da imigração. Todas as quintas há missa na capela.

Ponte Hélio Serejo (antiga Ponte Professor Mauricio Joppert Silva).

SP-270 Final da Rodovia Raposo Tavares Divisa do Estado de São Paulo / Mato Grosso Do Sul .

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



Com aproximadamente 13 km de extensão foi inaugurada em 1964 e tinha 2.550 metros de comprimento por 12,30 m de largura, considerada orgulho da engenharia nacional, durante muitos anos seu nome foi Mauricio Joppert. Construída devido a necessidade da elevação da via de acesso entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, formando assim o grande Lago. Espaço onde também foi construído em novo canal para a navegação fluvial, transformando-se como um dos mais belos pontos turísticos da região.

Reveillon.

Orla Fluvial – Sambódromo, Av Juliano Ferraz Lima

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



O Reveillon da cidade é um dos mais procurados do interior paulista, pois conta com uma queima de fogos de mais de 20 minutos, trazendo para o publico presente um grande show pirotécnico, de grandes proporções, e ainda para abrilhantar a virada do ano, conta com um trio elétrico com shows ao vivo animando mais de 50 mil pessoas presente, lembrando que toda a festa tem sua entrada franca, e a prefeitura municipal garante conforto e segurança no local disponibilizando uma grande infraestrutura com vários banheiros ecológicos, lixeiras, uma ótima iluminação e uma equipe de seguranças para garantir a tranquilidade dos visitantes.

Turismo Religioso – Evento de procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.

Pier Turístico – Orla Fluvial Km 5.

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



Turismo Religioso Procissão fluvial ocorre há 66 anosMantendo a tradição e a fé, a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, realiza-se entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, desde 1948. Este ano a travessia embarcada atinge a marca de 66 edições e se mantém consolidada como um dos expoentes do turismo religioso para os dois estados. Dada a escassez de chuvas que impossibilita a navegação nos rios paulistas, a travessia das imagens sacras e de alguns fiéis, será feita através de pequenas embarcações. Os demais fiéis serão transportados por rodovia, atravessando a ponte “Hélio Serejo”, que liga Porto 15 de Novembro, município de Bataguassu - MS e Porto Tibiriça, município de Presidente Epitácio - SP.

Contava-me meu avô, capitão fluvial Mauricio Xavier Duque, que entre 1.948 e 1958 (dez edições), a travessia entre os estados, em procissão fluvial, ocorria no dia 22 de fevereiro, data que os católicos comemoram o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes. As embarcações eram cedidas pelo Serviço de Navegação da Bacia do Prata – SNBP -. O comandante Duque, do SNBP, foi o piloto do barco da 1ª e da 50ª edições, (primeira e última) realizadas antes do enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica “Sergio Motta”.


Mudança de Data

A transferência da data da procissão de 22 de fevereiro para o dia 15 de agosto deu-se pelo fato de que fevereiro é um mês chuvoso, de consequente período de cheia do então rio Paraná. Nesse período, sazonalmente, o Porto 15 de Novembro, no lado mato-grossense, de onde partia o cortejo embarcado, ficava alagado. Parte da população se mudava para lugares mais altos, o que dificultava a realização dos festejos. Então, a partir de 1949, segundo capitão fluvial Duque, a festa passou a ser realizada no dia 15 de agosto, em pleno período de estiagem.

No primeiro ano, após o enchimento reservatório da UHE “Sergio Motta”, a procissão ocorreu por rodovia tendo em vista a adequação da festa para a transição do rio para a condição de lago.

A partir daquele ano, por motivos legais e de segurança, convencionou-se que o modelo do evento, nas interfaces litúrgica e festiva, obedeceria condições naturais de navegabilidade com embarcações adequadas.

Turismo de Gastronomia (comida típica).

Pier Turístico – Orla Fluvial Km 5

Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.



Um dos maiores atrativos da cidade é justamente a grande diversidade de bares e restaurantes, com isso Presidente Epitácio se destaca por oferecer variedades da gastronomia, atraindo assim milhares de turista o ano todo para disfrutar de comidas típicas, aonde se destaca os pratos a base do peixe e tendo eleito como o prato principal e típico da cidade A Peixada.

Passeios de Barco nas praias de agua doce do Rio Paraná.

Pier Turístico – Orla Fluvial Km 5.

Telefone: Marina Porto Príncipe (18) 3281.2731 – (18) 99607.9933.



Nada como se divertir com os amigos e/ou família a bordo do barco que consegue reunir até 32 pessoas e ainda proporciona conforto e segurança.

O passeio é feito com diversos percurso, e entre eles se destaca o passeio em volta das ilhas no meio do rio, aonde a escuna tem parada obrigatória para os participantes desfrutar de um banho na frente da ilha.









Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio - SP
Praça Almirante Tamandaré 16-19

CEP 19470-000 - Telefone: (18)3281-9777